“... é para um Cristo vivo nos céus que os crentes são reunidos pelo Espírito Santo. Estamos unidos a um Chefe vivo — fomos levados a uma "pedra viva" (1 Pe 2:4). O Senhor é o nosso centro. Havendo achado paz pelo Seu sangue, nós reconhecemos que Ele é o nosso grande centro de reunião e o laço que nos une. "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18:20). O Espírito Santo é o único que promove a reunião; Cristo é o único objetivo em volta do qual nos reunimos; e a nossa assembleia, assim convocada, deve ser caracterizada pela santidade, de maneira que o Senhor nosso Deus possa habitar entre nós. O Espírito Santo só nos pode reunir para Cristo; não nos pode reunir em torno de um sistema, um nome, uma doutrina ou uma ordenação. Ele reúne para uma Pessoa, e essa Pessoa é Cristo glorificado no céu.”– Mackintosh

Conformidade ao mundo ou a Cristo?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009


A Bíblia fala de uma dupla conformidade, uma dupla semelhança que trazemos: podemos ser conformados ao mundo ou a Cristo. Uma exclui e expele a outra. A conformidade a Cristo, onde ela é procurada, será secretamente pervertida pela conformidade ao mundo mais do que por qualquer outra coisa, e a conformidade ao mundo pode ser vencida por nenhuma outra coisa a não ser a conformidade a Cristo.


Cristão, a nova vida da qual você se tornou participante é a vida de Deus no céu. Em Cristo essa vida é revelada e tornada visível. O que a obra e os frutos de vida eterna foram em Cristo também devem ser em você. Na vida Dele você consegue ver o que a vida eterna fará em você não pode ser de outra forma. Se você se rende sem reservas a Cristo e ao domínio da vida eterna, isso o conduzirá a uma caminhada de maravilhosa conformidade àquela de Cristo.


Para a verdadeira imitação de Cristo e crescimento na conformidade interior a Ele, duas coisas são necessárias: uma clara percepção de que sou realmente chamado para isso e uma firme confiança de que é possível para mim. Um dos maiores empecilhos na vida espiritual é não sabermos, não vermos, o que Deus deseja que sejamos. Nosso entendimento ainda é tão pouco iluminado, temos ainda tanto de nossos pensamentos humanos e imaginações sobre o serviço a Deus, sabemos tão pouco do esperar pelo Espírito que é o único que pode nos ensinar. Nós não reconhecemos que mesmo as mais claras palavras de Deus não têm para nós o significado e o poder que Deus deseja. E, enquanto não discernimos espiritualmente o que é a semelhança de Cristo e quão absolutamente somos chamados para viver como Ele, pode haver apenas pouca conformidade verdadeira.


Examinemos seriamente as Escrituras a fim de conhecer o que Deus diz e deseja a respeito de nossa conformidade a Cristo. Ponderemos incessantemente as palavras da Escritura e mantenhamos nosso coração em contato com elas. Permaneçamos firmados em nosso coração e mente que nos demos totalmente ao Senhor, para ser tudo o que Ele deseja, e oremos confiantemente para que o Espírito Santo nos ilumine e nos conduza à plena vida de Cristo. O Espírito nos convencerá de que somos chamados para viver somente para a vontade e para a glória do Pai.


Nós também precisamos da crença de que realmente é possível a nós carregarmos a imagem de nosso Senhor. A incredulidade é a causa da falta de poder. Porque somos fracos, pensamos, não nos atrevemos a crer que podemos ser conformados a nosso Senhor. Esse pensamento está em conflito com a Palavra de Deus. Nós não temos em nosso poder o nos tornarmos como Cristo. Não, Ele é o nosso cabeça e nossa vida. Ele habita em nós e terá Sua vida operando em nós a partir de nosso interior, com poder divino, mediante o Espírito Santo. Mas isso não pode ser feito sem a fé de nossa parte. A fé é o consentimento do coração, a rendição para que Ele opere, e a aceitação de Sua operação. “Faça-se de acordo com tua fé” é uma das leis fundamentais do Reino de Deus. É espantoso o poder que a incredulidade tem de impedir a operação e a bênção do Deus todo-poderoso. Os cristãos que a serem conformados a Cristo devem alimentar a firme confiança de que essa bênção está a seu alcance, está totalmente dentro do âmbito das possibilidades. Eles precisam aprender a olhar para Cristo como Alguém a quem eles, pela graça de Deus, podem realmente ser conformados. Eles precisam crer que o mesmo Espírito que estava em Cristo está também neles, que o mesmo Pai que guiou e fortaleceu Cristo também os vigia, para que o mesmo Cristo que viveu na terra agora viva neles. Eles devem alimentar a firme segurança de que esse Deus triúno está trabalhando para os mudar à imagem do Filho.


Andrew Murray


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: