“... é para um Cristo vivo nos céus que os crentes são reunidos pelo Espírito Santo. Estamos unidos a um Chefe vivo — fomos levados a uma "pedra viva" (1 Pe 2:4). O Senhor é o nosso centro. Havendo achado paz pelo Seu sangue, nós reconhecemos que Ele é o nosso grande centro de reunião e o laço que nos une. "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18:20). O Espírito Santo é o único que promove a reunião; Cristo é o único objetivo em volta do qual nos reunimos; e a nossa assembleia, assim convocada, deve ser caracterizada pela santidade, de maneira que o Senhor nosso Deus possa habitar entre nós. O Espírito Santo só nos pode reunir para Cristo; não nos pode reunir em torno de um sistema, um nome, uma doutrina ou uma ordenação. Ele reúne para uma Pessoa, e essa Pessoa é Cristo glorificado no céu.”– Mackintosh

A mensagem para os que vivem na caverna

sábado, 22 de agosto de 2009


Por: Luiz Fontes


I SM 22.1


Davi chega ao fim das suas forças. Num curto espaço de tempo ele perdeu o emprego, a mulher. A casa, seu conselheiro, seus melhores amigos e, finalmente sua auto-estima. E agora se encontra como um demente.


Foi na caverna que tudo começou


Foi nesse momento que ele escreveu o Salmo 142. Davi não tinha segurança. Alguém com quem conversar. Ele se encontrava sozinho numa caverna escura, longe de tudo e de todos que amavam.


DEUS atingiu seu objetivo na caverna


Quando DEUS nos reduz a nada, é para redirecionar nossa vida, e não para extingui-la.


A perspectiva humana diz: "Ah, você perdeu isto e aquilo. Você causou isto e aquilo. Você destruiu isto e aquilo. Por que não acaba com a sua vida?" Mas DEUS diz: "Não. Não. Você está na caverna. Isto não significa que é o fim de tudo. Está na hora de um novo começo.

"Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele".


A formação do exército de Davi


Vamos olhar o texto: "Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens".


Naquela época a terra estava sofrendo sob o reinado de Saul. Ele cobrava impostos altíssimos. Davi talvez estivesse se sentindo um verme; mas de repente ele vê um bando de verme se aproximar dele. Vejamos:


"todos os que se achavam em aperto" - O termo hebraico aqui significa não apenas aperto financeiro como também "está sob pressão", "debaixo de stress";


"os endividados" - O termo hebraico aqui é nashah, significando "tomar dinheiro emprestado" a juros", "Ter vários credores". Esses homens não tinham como pagar suas contas.


"amargurados de espírito" - No idioma hebraico é maar nephesh, significa "estar com a alma atormentada", "receber maus tratos"


Vejamos algumas lições da caverna


1. Aquela caverna não era mais refúgio para Davi. A caverna havia se tornado um campo de treinamento para os primeiros soldados que formaram o começo do exército que mais tarde veio a ser chamado "Os valentes de Davi";


2. Foi no fundo do poço que DEUS levou a ele os homens que provaram ser os mais corajosos em Israel;


3. Foi aqui na caverna que Davi tomou a crucial decisão de não voltar atrás;

Que iria acreditar que o próximo rei de Israel estava treinando seus soldados numa caverna.



O Salmos que ele escreve na caverna


1. 142 - Se achava prostrado

2. 57 - Quando estava de joelhos

3. 34 - Quando ficou de pé



É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: