“... é para um Cristo vivo nos céus que os crentes são reunidos pelo Espírito Santo. Estamos unidos a um Chefe vivo — fomos levados a uma "pedra viva" (1 Pe 2:4). O Senhor é o nosso centro. Havendo achado paz pelo Seu sangue, nós reconhecemos que Ele é o nosso grande centro de reunião e o laço que nos une. "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18:20). O Espírito Santo é o único que promove a reunião; Cristo é o único objetivo em volta do qual nos reunimos; e a nossa assembleia, assim convocada, deve ser caracterizada pela santidade, de maneira que o Senhor nosso Deus possa habitar entre nós. O Espírito Santo só nos pode reunir para Cristo; não nos pode reunir em torno de um sistema, um nome, uma doutrina ou uma ordenação. Ele reúne para uma Pessoa, e essa Pessoa é Cristo glorificado no céu.”– Mackintosh

Lei e Graça

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009


Pergunta:

Como estabelecemos a lei pela fé (Rm. 3:31)? Por que os crentes não estão sob a lei (Rm 6:14)? O que significa não estar sob a lei? Por que Cristo é o fim da lei (Rm. 10:4)?

Resposta:

“Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei”(Rm 3:31). Este é um julgamento feito por Paulo. Visto ter declarado antes que “Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem obras da lei” (v. 28), a seguinte pergunta poderia ser legitimamente feita a ele: “Tornamos a lei portanto sem nenhum efeito por meio da fé?” Sua resposta é enfaticamente Não. Aqui ele emprega uma figura de linguagem grega: Deus proiba! Ele quer dizer que até mesmo Deus nos proíbe dizer que tornamos a lei sem nenhum efeito por meio da fé. Nos primeiros três capítulos de Romanos, Paulo nos mostra que assim como os gentios que Deus não escolheu são pecadores, do mesmo modo o são os judeus que Deus escolheu; que até mesmo aqueles que servem a Deus e têm a lei de Deus são também pecadores. Portanto, ninguém é justificado pelas obras da lei, porque, ”pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado” (3:20).

“(Cristo Jesus) ao qual Deus propôs com propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça, por ter ele na sua paciência, deixados de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daqueles que tem fé em Jesus” (Rm 3:25, 26). Com relação às pessoas na dispensação do Antigo Testamento Deus mostra paciência; com relação as pessoas nesta atual dispensação ele justifica. Durante a antiga dispensação o Senhor ainda tinha que morrer e o pecado ainda não havia sido tirado, por isso Deus é paciente com os homens. Hoje Deus nos justifica e não apenas tem paciência conosco. Ser justificado significa ser mais do que ser perdoado ou não reconhecido como pecaminoso; significa ser contado como justo, E Deus nos dá está justiça em Cristo Jesus. Por causa da morte e ressurreição de cristo nós entramos na posse desta justiça. Pop esta razão, diz Paulo, “concluímos pois que o homem pois é justificado pela fé sem as obras da lei” (v. 28). Ainda temendo que alguns possam concluir disso que a fé anula a lei, Paulo imediatamente acrescenta: “Deus proiba”.

Como, então, estabelecemos a lei pela fé? A lei fez apenas duas exigências (1) a lei ordena que todos façam o bem, e (2) a lei condena a todos os que não fazem o bem. A lei deve ser cumprida nelas. Se você não guarda a lei, sofrera a penalidade da lei. Se você falha em receber a lei observando-a, terá que estabelecer sua penalidade para estabelecê-la. À parte do Senhor não existe nem sequer uma pessoa que possa guarda a lei. Até Moises, o doador da lei, não a guardou totalmente. A lei ordena a morte para todos aqueles que não a guardam. Nós confessamos que não guardamos a lei e que pecamos, mas declaramos que já morremos. Visto que em Jesus já fomos julgados e amaldiçoados pela lei, nos não destruímos a lei, mas antes, pela fé a estabelecemos. Embora não possamos estabelecê-la guardando-a e portanto, devemos morrer, graças a Deus, em Cristo já morremos! “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus” (1 Co 1:30). È Deus que nos coloca em Cristo. Quando Cristo morreu, nos também morremos em Sua morte. Conseqüentemente a fé não destruiu a lei, pelo contrario, a estabeleceu.

Por que os crentes não estão sob a lei? Os crentes não estão sob a lei por que já morreram (1), e (2) já ressuscitaram. Isto é provado em Romanos 7:1-6. Paulo escolhe a parábola de uma mulher com seu marido nesta passagem. Alguns dizem que é a lei e outros que é a nossa carne. Estas duas escolas de opinião têm suas respectivas razões. Lendo a passagem cuidadosamente podemos ver que os dois pensamentos estão incluídos. No versículo 2 nos é mostrado primeiro que o marido é a lei, mas depois nos é mostrado também que o marido é diferente da lei. Portanto, o marido nesta passagem representa tanto a lei como a carne. Se representasse simplesmente a lei então a expressão “ se ele morrer” seria oi mesmo ‘ se alei morrer”. Mas como pode a lei morrer? Por este motivo concluímos que o marido aqui pode indicar a carne ou a lei.

Antes que alguém creia no Senhor ele está ligado pela lei. Como pode ser libertado? Só através da morte. Se ele morrer fica livre. Uma vez morta esta livre da lei. Deus já condenou o pecado na carne de Cristo. Visto que estamos mortos em Cristo estamos livres da lei. Você é como uma mulher e sua carne e como o marido.Quando você morre fica livre da carne. O Maximo que a lei pode exigir é a morte. Não importa quantos pecados um criminoso tenha cometido, o Maximo de condenação que a lei pode exigir dele é morrer uma vez. Uma vez morto o caso é concluído. Quando morremos somos libertados da lei.

Por outro lado é dito que “se ele morrer, ela está livre da lei do marido”. Isto põe fim com o seu relacionamento com a lei. Você fica desobrigado da lei como se através da morte. A primeira metade da sentença enfatiza a morte, enquanto se a segunda metade da sentença enfatiza o livramento.

Esta mesma passagem mostra-nos dois quadros: um indica que por meio do corpo de Cristo eu estou morto para a lei, sendo totalmente livrado da lei. Naquele dia quando Cristo morreu, eu também morri. Por isso posso dizer a lei: não estou sob a lei. O outro quadro indica agora que posso casar de novo. Anteriormente a carne era meu marido, mas agora estou casado com Cristo que foi ressuscitado dentre os mortos, a fim de que eu possa produzir fruto para Deus. Por isso nenhum cristão está hoje sob lei.

Se alguém lhe disser: “Você deve guardar a lei, deve guardar o dia de Sábado” você deve saber que se tentar guardar um só ponto do livro da lei, involuntariamente você declara que Cristo não morreu por você e dessa forma lança fora a obra de Cristo. Comparemos as palavras em Romanos 6:14 com 3:19: “ Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Isto indica que os crentes não estão sob a lei. Mas a quem as coisas da lei falam? “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus. As coisas da lei falam aqueles que estão sob a lei. Visto que nós cristão não estamos sob a lei, estas coisas da lei não falam a nós.

Por que Paulo escreveu a carta aos Gálatas depois de ter escrito a carta aos Romanos? Romanos nos informa que nenhum pecador pode ser justificado por guardar a lei; Gálatas nos ensina que nenhum santo pode ser santificado pelas obras da lei. Não somente um pecador não pode ser salvo pelas obras, até mesmo um santo não pode ser santificado pelas obras. Assim como alguém começa na graça, assim ele será aperfeiçoado por meio da graça. Como pode aquele que é justificado pela fé jamais pensar em ser santificado por guardar a lei? Se a justificação é pelo Espírito Santo, a santificação também deve ser pelo Espírito Santo. O caminho da perfeição é o caminho da entrada, pois Deus só possui um principio de operação. Por que é proibido tecer a lã e o linho juntos (Dt 22:11)? Porque a lã e adquirida por meio do derramamento de sangue, enquanto que o linho vem do plantio do homem. Qualquer coisa que é feita por Deus é obra de Deus; qualquer coisa que feita pelo homem é obra do homem. Deus não misturara a sua obra com a obra do homem.

O que quer dizer não está sob a lei? Não está sob a lei não significa ilegalidade. A Bíblia diz: “O pecado não terá domínio sobre vós porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm. 6:14). Você não está sob a lei porque está debaixo da graça. Estando sob a graça você não será governado pelo pecado. Precisamos prestar atenção especial a esta palavra. O não estar debaixo da lei não permite a licenciosidade; significa apensa que o pecado não terá domínio sobre você.

O que significa estar debaixo da graça? “Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira a graça já não é graça” (Rm 11:6). Estar debaixo da graça significa simplesmente que você não precisa ter suas próprias obras. O que quer dizer então estar debaixo da lei? Quer dizer que você mesmo deve fazer as obras mesmo trabalhando mais e se tornando pior. Estar debaixo da graça quer dizer que o senhor está fazendo tudo; estar debaixo da lei é você fazendo tudo. Estando debaixo da graça Deus opera em você de tal modo que o pecado não terá domínio sobre você; estando debaixo da lei, você esta sob o domínio do pecado porque você não pode vencer. Se você estiver debaixo da graça, a graça de Deus operara em você. E o pecado então, é páreo para a graça de Deus? Certamente que não.

Assim como o Senhor Jesus morreu por você na cruz, assim ele vive hoje em você. Assim como ele levou seus pecados na cruz, assim habita ele agora em você para te dar vitória sobre o pecado. A lei é apenas o mandamento de Deus; mas a graça é o poder de Deus. A lei te ordena fazer, mas a graça te da o poder para fazê-lo. Não estar debaixo da lei mas estar debaixo da graça significa que o cristo ressureto vive em você e te leva a vencer.

Por que Cristo é o fim da lei? Porque ele satisfez todas as exigências da lei colocadas sobre os homens.

Devemos ver antes de tudo, que Cristo em sua vida resume a lei. Deixando totalmente a parte o aspecto do Senhor Jesus como Deus, fiquemos por um momento no seu aspecto como homem. Existe apenas um ser humano que guardou a lei completamente, e este é o Senhor Jesus. Não existe nenhum antes dEle ou depois dEle. Somente Ele possui a qualificação. Ele é portanto, o resumo da lei.

Em segundo lugar, a morte de Cristo conclui a lei. A última e a mais elevada das suas exigências é a morte. Imagine, por exemplo, que uma pessoa tenha pecado contra a lei de um país e seja condenada a ser fuzilada. Depois de fuzilada a lei do país nada mais pode fazer a ela. A lei só pode exigir a morte e com a morte tudo é solucionado. A lei diz que qualquer que não guarda a lei deve morrer. Mas o Senhor Jesus morreu e por aquela morte Ele concluiu a lei.

“Fim” significa aquilo que é “final”. O que pode ser acrescentado depois que a coisa final foi alcançada? O que mais pode ser feito? Conseqüentemente, que cada cristão dê louvores a Deus, sabendo que Cristo já concluiu a lei.


Watchman Nee

Fonte: Site Celebrando Deus

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